- 13/10/2021
- Infraestrutura
Ficha Epidemiológica da Comissão de Controle de infecção Hospitalar (CCIH)
Ficha epidemiológica da Comissão de Controle de infecção Hospitalar (CCIH)
Você sabe o que é o Controle de Infecção Hospitalar e como a integração deste modelo com os sistemas hospitalares (ERP) traz diversos benefícios e facilidades para o trabalho de médicos e enfermeiros?
Montamos abaixo um guia para que você entenda melhor como esse serviço pode te auxiliar na gestão do dia a dia.
Entendendo o que é a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) trabalha com foco na melhoria da qualidade da assistência buscando reduzir riscos de aquisição de infecções hospitalares por parte dos usuários de unidade de saúde, especialmente de pacientes internados, através de uma busca ativa que permite a coleta de informações úteis para a vigilância das infecções hospitalares entre os pacientes, possibilitando a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) adquiridas em ambiente hospitalar.
Quais as dificuldades enfrentadas pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH)?
A visita de médicos e enfermeiros a cada leito ocupado é fundamental para que os dados dos pacientes se mantenham atualizados e se tenha um maior controle sobre possíveis doenças que possam se espalhar.
No entanto, quando essas informações são escritas em papel elas se tornam passíveis de riscos como perda, rasgos, má compreensão da escrita e até mesmo danos causados por água ou fogo, por isso se fez necessário criar uma solução que diminuísse esses impactos e assim foi criado um sistema que informatizasse essa prática e integrasse esses dados com o sistema utilizado no hospital, preservando os dados e mantendo-os 100% seguros.
Como funciona essa solução para a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares?
Pensando em como podemos compreender melhor a estrutura desse serviço e como ele pode facilitar a rotina de médicos e enfermeiros, vemos a importância de descrever a sua funcionalidade. Listamos em 5 passos como é fácil sua utilização:
- 1. A equipe da CCIH consulta na ficha eletrônica os pacientes internados e consegue abrir as informações relativas a cada um deles;
- 2. Os dados são importados automaticamente do Sistema ERP para a ficha do paciente. Com a informação em mãos, o profissional da CCIH consegue auxiliar a passagem do round do setor, informando aos profissionais de saúde envolvidos, um panorama do paciente naquele momento, bem como alimentar a ficha com novas informações relevantes sobre o quadro mantendo a documentação do paciente atualizada;
- 3. Após a passagem do round e de verificar o resultado dos exames, o profissional da CCIH registra na ficha as informações da colonização, quando acontece, e libera esses dados para o Prontuário Eletrônico do paciente;
- 4. Em caso de colonização é possível registrar a informação no sistema e com isso comunicar de forma mais rápida, ágil e segura a necessidade de isolamento do paciente à toda a equipe multidisciplinar;
- 5. Através da integração da ficha CCIH com o prontuário eletrônico, são criados indicadores e relatórios que auxiliam no direcionamento de medidas importantes adotadas pelo profissional da CCIH.
Quais os benefícios de informatizar a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares?
Trabalhar com um processo informatizado e integrado é muito mais seguro pois os riscos de perda de informação são muito menores. Dentre as principais vantagens estão incluídas economia no tempo de atualização de dados, maior praticidade na hora de preencher informações, acessibilidade das informações por toda a equipe, possibilidade de fazer levantamento de indicadores e estatísticas diversas ligadas ao controle de infecção na unidade hospitalar, como por exemplo levantamento de colonização nos setores, além da recuperação de dados em possíveis perdas.
Conclusão: A informatização dos processos de CCIH é um benefício para todos.
Com a informatização da coleta de dados é muito mais fácil e seguro manter o controle das informações necessárias, além de uma maior segurança no compartilhamento desses dados.
Se quiser entender melhor como esse processo pode beneficiar a rotina da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares e todas as áreas envolvidas entre em contato conosco, por Whatsapp ou clique no botão abaixo e entre em contato com nossa equipe.
Leia também: Introdução ao Tasy