Estudo de caso: Gestão de Infraestrutura de TI e Redução de custos

Estudo de caso: Gestão de Infraestrutura de TI e Redução de custos

O estudo de caso a seguir explora nosso processo de atuação em um empreendimento que possuía dificuldades em seus esforços de redução de custos de infraestrutura de TI. Decidimos compartilhar esse case, pois os desafios enfrentados por essa organização podem fornecer alguma inspiração para o gerenciamento de custos de longo prazo em seu negócio.

Se você nos dissesse que sua empresa nunca olhou para os custos de sua infraestrutura de TI e procurou entregar reduções, nós ficaríamos extremamente surpresos. Por outro lado, se você nos dissesse que sua empresa não tem sido capaz de sustentar nenhum progresso na redução de custos em sua infraestrutura de TI, nós não ficaríamos nem um pouco surpresos. 

Nossa missão, além de prover soluções de tecnologia a nossos clientes, é criar um ambiente de desenvolvimento onde possamos guiar empreendedores que estão em busca de soluções eficientes para seus negócios. Dito isso, veja a seguir os desafios enfrentados, a nossa análise e a abordagem, além das lições que podemos tirar desse case.

Estudo de Caso: Desafio

Em reunião, o cliente relatou sua dificuldade em gerir sua infraestrutura de TI e os altos custos que sua equipe gerava para o negócio. Além dos custos elevados de mão de obra, relatou que não possuía know-how na área e não era capaz de avaliar quais eram as reais necessidades de sua área de TI. No passado o cliente já havia efetuado intervenções com o objetivo de reduzir custos, entretanto, essa escolha impactou severamente sua operação. No fim, acabou sendo obrigado a realizar um rollback, porém sem orientações concretas de alternativas reais para solucionar seus problemas de custo.

Estudo de Caso: Análise

O cenário de atuação das equipes de TI, sejam próprias ou terceirizadas, passam sempre por duas questões críticas:

Por ser uma atividade meio, geralmente os gestores não possuem conhecimento técnico suficiente para avaliar os cenários, mercado e proposições de seus responsáveis pelas áreas de TI.

A definição da melhor estratégia para a área de TI, passa sempre pelos interesses da equipe ou empresa que está prestando as orientações, ou seja, dificilmente a direção obtém diagnósticos isentos e imparciais.

Durante a reunião, e analisando o histórico da empresa, ambos os problemas ficaram claros. Questões como a zona de conforto técnica das equipes, objetivos comerciais e a necessidade de “aproveitar oportunidade”, podem gerar um resultado totalmente desproporcional aquilo que foi proposto inicialmente, levando a resultados desastrosos.

Estudo de Caso: Abordagem 

A EXPO Kaizen utiliza em seus projetos uma abordagem baseada em três pilares: Diagnostico, Projeto e Sustentação. Neste case, em especial, a dor do cliente passava por todos estes pontos abordados. Algumas ações já haviam sido tomadas e seus desdobramentos trouxeram instabilidades a toda a operação – e, consequentemente, o aumento nos custos da operação de TI. 

Na fase de análise, diagnosticamos os problemas de forma isenta, transparente e ética. Nossa abordagem foi além de questões técnicas, pois também levamos em consideração a visão e alinhamento que a equipe técnica de TI possuía com a empresa. Por fim, com nosso olhar externo apoiamos a tomada de decisão da empresa e criamos um plano de ação para, primeiramente, solucionar os problemas de custo atuais e, no futuro, reduzirmos os custos a partir de um plano de terceirização de alguns processos.

Estudo de Caso: Lições e considerações

Quando se trata de fazer reduções de custos duráveis na sua infraestrutura de TI, você deve explorar novas possibilidades. No entanto, na raiz dos altos custos já existentes, geralmente, haverá um fator importante que exige inovação, seja a rede, a estratégia de atendimento, as relações de trabalho com os parceiros ou algum outro elemento de sua operação.

Se você deseja ver reduções de custos significativas e sustentáveis, sua empresa precisará ver o quadro geral de um novo ângulo, ou até mesmo dois, e estar preparada para sair da zona de conforto a que já se acostumou. Se você está em busca de apoio nesse processo de decisão, agende uma consultoria de diagnóstico conosco clicando aqui. Nossos especialistas estarão à postos para lhe atender e oferecer o suporte que a sua empresa ou o seu Negócio precisa para evitar que, no futuro, sejam necessárias correções devido a escolhas precipitadas e/ou equivocadas.