Admissão de Enfermagem Beira Leito

Admissão de Enfermagem Beira Leito

A Admissão de enfermagem ocorre no momento em que o paciente passa pela anamnese (entrevista onde uma série de perguntas específicas são feitas com o objetivo de se chegar a um diagnóstico), esse processo ainda é realizado através de coleta de dados no papel em muitos hospitais e clínicas. 

No entanto, esse processo, quando realizado sem auxilio tecnológico é suscetível a diversos erros que podem afetar esse processo de forma negativa, desenrolando uma série de outros erros que comprometem o funcionamento fluído das etapas realizadas quando um paciente chega para ser atendido. 

Abaixo, vamos tentar compreender melhor que problemas enfrentados por médicos e enfermeiros trouxeram a necessidade de se desenvolver uma solução para que o papel seja substituído por uma interface digital. 

Quais as principais dificuldades enfrentadas por enfermeiras na admissão à beira leito? 

Somente após alguns minutos ou até mesmo horas, após colher os dados do paciente, eles eram digitalizados no computador do setor. Com isso, todo o processo estava sujeito a riscos que poderiam comprometer a qualidade da assistência.  Com o formulário no papel as informações ficavam muito mais suscetíveis a falhas humanas, como preenchimentos incompletos, letras ilegíveis, esquecimentos ao registrar informações em alguns campos, perda e danos no papel, além da falta de padronização são alguns que podemos citar.  

Pensando sempre em oferecer a maior segurança aliada a melhor qualidade na assistência, cada detalhe importa. Solucionar esta questão era uma necessidade urgente.

Qual a solução aplicável para os problemas encontrados?

Foi então que a gerente de enfermagem do hospital, com seu olhar sempre atento a qualidade da assistência, trouxe para nossos consultores, especialistas em sistemas de gestão de saúde, suas necessidades técnicas e juntos começamos a traçar um plano de informatização desta etapa de contato com o paciente (admissão da enfermagem).  

Foram alguns encontros alinhando necessidades, realizando validações e ajustes para, por fim entregarmos um produto que atendesse totalmente as expectativas da área assistencial e de fácil manuseio para os profissionais de enfermagem. 

Para informatizar a admissão de enfermagem beira leito, foi criada uma avaliação digital direto no sistema Tasy, especificamente para a utilização da enfermagem. Ela permite colher as principais informações sobre o estado de saúde do paciente de forma simples e rápida, minimizando falhas humanas e possibilitando extrair posteriormente com muito mais praticidade os indicadores e relatórios gerenciais. Desta forma temos, dentre outros benefícios, a otimização da rotina do setor.  

As mudanças e resultados obtidos após a implantação da solução

Os dados passaram a ser coletados durante a visita beira leito com o uso de um carrinho com um notebook acoplado, para facilitar o manuseio e viabilizar o acesso rápido ao sistema. 

Toda a equipe de enfermagem foi treinada por nossos consultores de sistemas de forma a serem capazes de utilizar e multiplicar os conhecimentos.  

Como resultado da implantação tivemos ganhos na agilidade, praticidade e maior qualidade no trabalho da equipe, proporcionando também, muito mais qualidade na assistência aos pacientes

A experiência neste projeto também nos permitiu reavaliar todo o processo, aprender com ele e aprimorá-lo. Por isso, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença na hora de informatizar seus processos de assistência: 

  1. 1. Tenha uma boa internet e uma rede wi-fi com amplo alcance. 
  1. 2. Sensibilize a equipe e forneça treinamento antes da implantação. 
  1. 3. Escolha um bom equipamento para a implantação das informações. Tablets garantem maior praticidade na coleta dos dados. 
  1. 4. Tenha um plano para multiplicação do conhecimento para os novos colaboradores do setor. 
  1. 5. Conscientize os gestores a respeito dos resultados que serão possíveis alcançar, bem como a importância de que ele acompanhe e cobre que sua equipe faça o uso correto até que todos estejam habituados ao novo processo. 
  2.  

Para compreender melhor essa solução entre em contato conosco ou mande uma mensagem pelo WhatsApp e venha saber com mais detalhes tudo o que essa solução pode trazer de benefício para você e sua equipe!